Bolha

Porque a minha história não podia ficar sem pontuação...

terça-feira, abril 10, 2007

Quando é que nos tornámos tão piegas?
Ou, se preferirem a versão politicamente correcta, quando é que nos tornámos tão susceptíveis?
Qualquer pequena contrariedade é hoje um problema, qualquer senão um drama digno de baba e ranho, qualquer contratempo a receita certa para uma visita ao psiquiatra.
Será que quando o que nos apoquentava era tão só ter o que comer éramos mais felizes? Menos choramingas com certeza.
Quando deixamos de ter amofinações que se apresentem, temos de arranjar outros agastamentos com que nos entreter.
Antes, se encontrávamos uma pedrita no caminho e dávamos-lhe uma pontapé despreocupado, agora sentamo-nos à beira dela a lamentar tão grande empecilho.
A conclusão a que me avizinho é a de que não conseguimos viver descansados. É anti-natura. Português que se preze tem de ter porque choramingar. Se não tem, arranja.
O resto do mundo anda a aportuguesar-se...
Damos por nós enredados em mais consumições do que aquelas de que podemos dar conta, ou não tivéssemos a mania dos exageros, e, sem dar por ela, à beira do desespero.
Para sobreviver temos de aprender a relativizar o que nos aflige, a ver tudo na sua proporção devida.
Mas até lá… Deus nos acuda.

6 Comments:

At 10 abril, 2007 21:51, Blogger Cisne branco said...

Quem anda a chorar no teu ombro??? Deve ser mesmo uma melga...És só tu com isso e eu com a crise dos 25...LOL

 
At 10 abril, 2007 22:11, Blogger Angelica said...

mas português que se preze também pensa sempre que podia ser pior....

 
At 11 abril, 2007 09:44, Blogger bailaroska said...

Vai soar a cliché, mas a verdade é que eu procuro sempre dar valor às pequenas coisas, alegrar-me com as pequenas vitórias, congratular-me pelo facto de o dia ter corrido sem qualquer complicação, quer pessoal quer profissional.

Ontem uma amiga dizia-me: "toda a gente tem stress". Eu não tenho!!! Talvez porque faço por não o ter...

Beijo

 
At 11 abril, 2007 11:38, Blogger Taralhoca said...

Concordo plenamente minha bailaroska. Valorizamos tantos as pequenas arrelias e tão pouco as pequenas alegrias... Eu pura e simplesmente não tenho paciência para andar constantemente preocupada com ninharias.

 
At 11 abril, 2007 15:12, Blogger bailaroska said...

Por isso é que nos somos tão parecidas, assim, "cools"... ;)

 
At 12 abril, 2007 07:52, Blogger Hélder said...

Ora aí está uma grande verdade do nosso dia-a-dia Portuga... Infelizmente as coisas são assim, mas há que tentar lutar contra esta forma menos positiva de viver a vida... Ah sempre quem esteja pior! Se não for mais nada o Pinto da Costa ou o Vale e Azevedo;)

 

Enviar um comentário

<< Home