Bolha

Porque a minha história não podia ficar sem pontuação...

sexta-feira, maio 19, 2006

Fátima - o Regresso

Lamentavelmente não se trata da reposição de programas antigos deste paradigma de Tv de qualidade.
Lamentavelmente trata-se apenas do meu regresso "ao activo". Regresso de autocarro, que a maluqueira tem limites, embora a berma continuasse a exercer uma estranha atracção sobre mim através da janela do expresso abarrotado (limites insondáveis, portanto).

213593 passos, 162 Km depois estou de volta!!
Estou de volta por inteiro, porque a expectativa de deixar alguns kilos de mim mesma pelo caminho gorou-se logo no 1º almoço (feijoada) e levou a estocada final no último (bacalhau com grão). Tudo "regado" com muito pãozinho. O que andava comia, portantos nada feito. Nem sequer enquanto andava esmifrava as calorias, porque a solidariedade para com os peregrinos é tanta que quem nos via passar prontamente nos oferecia qualquer bem consumível...
Gratos por tanta solidariedade picávamos o ponto em todas as capelinhas e rezavamos fervorosamente em todas elas, com tanto fervor que abandonávamos sempre o local a cantar o "Avé". Encontrámos até capelas ambulantes que providenciavam assistência em viagem. Cafés e garrafões na estrada elevam sempre o espírito :)))).
Uma peregrinação pagã, dirão os outros. Nada disso! Paragens necessárias estrategicamente colocadas. Uns precisavam de um copito, outros de um WC, outros apenas de uma sombra.

O nosso grupo tinha 40 pessoas, dos 18 aos 75, e era do mais animado (pudera... tanta reza) e unido possível. Um acampamento em andamento. Não tínhamos muita pressa e preferíamos os atalhos. Isto de andar na estrada desperta o instinto buzinadeiro, sobretudo dos camionistas, e o impacto sonoro era tal que só os rails de protecção nos valiam.
Saíamos sempre às 5 da manhã e para termos direito a almoço tínhamos cerca de oito horas de caminho pela frente.
Pior que o caminho era o calor. O guarda chuva foi bengala e guarda-sol e nem assim se evitaram as alucinações. O alcatrão fumegava...
A caravana passa e os cães ladram. E ladravam ferozmente! O marasmo daqueles caminhos deve ser tanto que se desforram nestes dias.
Cruzámo-nos com muitos outros grupos e o ambiente era extraordinário, como encontrar um cartaz de incentivo enquanto aproveitavamos para trocar analgésicos.
Por volta das 7 horas já estavamos geralmente perto de um chuveiro e os colchões já tinham voado da carrinha de apoio para fora. Claro que entre jantar, besuntar com toda a espécie de pomadas e esperar que as gargalhadas e as flatulências acalmassem, sobravam 4 horas para dormir. Em 4 dias dormi 16horas. Felizmente andar não dá sono, mas as minhas fotos ressentiram-se das minhas olheiras.
Gostava muito de me poder lamentar/ gabar do meu péssimo estado, mas lamento desiludir o meu público. Tive apenas 2amostras de bolhas que desapareceram no dia em que cheguei. A tal velha história do vaso ruim... Sou a vergonha dos peregrinos que sofrem, o que eu merecia era sair do Algarve! Na verdade, o joelho ressentiu-se um bocadinho da pendura - a minha mãe, que já só fazia as descidas de costas.
Já em Fátima o grupo dispersou. Eu e a minha mãe ficámos numa casa de freiras. Pobres irmãs, acho que suspeitaram da peça a que estavam a dar guarida... e enfiaram-me num quarto com Wc privativa para evitar ao máximo o contacto com o resto das almas. Eu, uma cama,um chuveiro e uma sanita só para mim, o paraíso.
Passámos os dias 12 e 13 por lá e não houve cerimónia religiosa que se nos escapasse, não importa em que língua fosse celebrada. Em Fátima... não há mais nada para fazer depois de apetrechadas com todos os terços e imagens necessários paa voltar a ser recebidas em casa.
Rezei e comunguei para largos meses. Havia sempre um sacana de um padre que arranjava maneira de parar à minha frente e eu não tinha como escapar a mais uma hóstia. Hóstia em excesso é pecado concerteza! Aqueles mafarricos condenaram-me à fogueira!! A quem é que eu posso apresentar queixa??? Grogue com tanta hóstia deu-me para cantar ao desvario e, por lapso, até a vaca do gelado do almoço acabou benzida. E deixei de ter a noção que tinha o chapéu na cabeça. Se ouvirem contar que há uma rapariga que come de chapéu nos restaurantes não é mito urbano, sou eu.

Enfim, uma semana depois estava de regresso a casa e enquato esperava pela boleia encontrei 15 cêntimos. Estou definitivamente abençoada.
É tudo. Satisfeitos?
(Eu sei, eu sei, lamentavelmente não fiquei numa valeta qualquer...)

8 Comments:

At 19 maio, 2006 18:03, Blogger Ameixinha Verde said...

Ou seja... fotos das bolhas nas mãos.. nickles. A Marta é uma alarmista do caneco!!!
Ok, foi bom o relato, estamos contentes com o teu regresso e tudo e tudo e tudo, mas para o ano ai de ti que não tragas uma foto da Taralhoca-Advogada a apalpar o rabo ao padre mais jeitoso da zona!

 
At 19 maio, 2006 18:11, Blogger Taralhoca said...

Isto é que é velocidade!!!!
Só mais uma nota e a pedido de muitos: o Téne rosa sobreviveu! (s´oque já não é tão rosa!)

 
At 19 maio, 2006 19:42, Anonymous Anónimo said...

primeiro.. eu não alarmei nada!Só fiz uma possivel dedução do que é "usual" ouvir-se de quem vai a fátima rezas e bolhas!
segundo... não tenho culpa da raça da miuda não criar bolhas como as pessoas normais, né?
terceiro... pro ano quero uma história de jeito! com direito a bolhas e pés torcidos assim como massagistas jeitosos e dormidas em mosteiros cheios de monges até aos 30 anos e lindos de morrer.
ora, ora!!
Sua papa hóstias de chapeu!

 
At 19 maio, 2006 19:47, Blogger Ameixinha Verde said...

Oh Marta, se eu estiver numa sala cheia de gente e disser baixinho.
" o verão é uma altura muito propicia a FOGO!!!!! não é?", sou ou não sou alarmista, hein?
Monges catitas e orgias com freiras... ora aí está um belo plano para o ano!

 
At 19 maio, 2006 19:47, Blogger Ameixinha Verde said...

P.S: A Marta chamou-te Pataroca!

 
At 19 maio, 2006 19:52, Anonymous Anónimo said...

Tu não contaste os passos pois não?! É que assim ninguém ia acreditar que o grupo era animado e unido!!! ;) Mas o que importa é que correu bem e ainda trouxeste gorjeta!!! Beijinhos e bom descanso agora...

 
At 19 maio, 2006 20:23, Anonymous Anónimo said...

Não.. alarmista é ires de autocarro e dizeres : "eu acho q o condutor é cego" isso sim é alarmista!
Sua rasca! não devias ter dito isso!
Enganei-me a escrever taralhoca.. pois foi.. snif...
"ca" chata, rasca!!! tás aqui tas a contar das sapatilhas! Q boca de trapo! /me estica a língua a ameixinha e faz "cara feia"

 
At 23 maio, 2006 23:09, Blogger teste said...

«Aqueles mafarricos condenaram-me à fogueira!! » esta é divina!!! ou este n fosse um post sobre fátima!!! eheheh

 

Enviar um comentário

<< Home